Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

O que é CEO? é uma pergunta utilizada com muita frequência na internet, e você irá descobrir agora! Embora o termo CEO seja frequentemente utilizado, hoje em dia, pelas startups e até mesmo empresas multinacionais, ainda existem muitas dúvidas sobre o que significa, qual a real função, entre outros questionamentos. E são essas dúvidas que iremos solucionar hoje, ao longo de cada tópico listado abaixo.

Vamos lá?

O que é o CEO de uma empresa?

CEO é uma sigla inglesa, cujo significado é Chief Executive Officer , e, em português, é conhecido como Presidente ou Diretor Executivo, apesar de Presidente e CEO terem funções diferentes, como veremos em um tópico mais adiante.

O cargo de CEO é o mais alto ocupado por um executivo de uma empresa, logo, é o cargo com maior autoridade.

Funções do CEO

Funções do CEO

O cargo de CEO é totalmente estratégico, ele olha da porta da empresa para fora, ou seja:

  • Ele olha para o mercado
  • Faz parcerias-chave
  • Conversa com os fornecedores
  • Analisa os concorrentes e
  • Acompanha para onde o mercado está se expandindo.

Com isso, o CEO é capaz de definir as estratégias da empresa, bem como definir qual deve ser a visão adotada pela companhia como um todo.

Qual a diferença entre presidente e CEO?

O presidente é também muitas vezes conhecido por COO, que significa Chief Operating Officer, que é o Diretor de Operações.

E a diferença é que o CEO é o responsável pela visão estratégica de marketing, de produção e demais áreas, ou seja, ele, no geral, analisa o mercado e decide o que cada setor deve fazer já o presidente trabalha exclusivamente dentro da empresa, supervisionando a parte de operação e o desempenho dos colaboradores nas tarefas.

Esta diferença se torna menos perceptível quando observamos empresas menores, pois geralmente o CEO é o próprio presidente e diretor geral.

Qual a diferença entre CEO e CFO?

CFO significa Chief Financial Officer, em português quer dizer Diretor Financeiro. Como o próprio nome já diz, é o responsável pelas finanças da empresa, bem como pelas metas, objetivos e orçamentos.

Já o CEO é responsável basicamente pela visão da empresa como um todo.

Enquanto o CFO é focado em apenas uma das áreas da empresa, o CEO analisa todas as áreas.

Qual é o salário de um CEO?

Segundo o site VAGAS.COM, um CEO ganha inicialmente R$ 2.149,00, podendo chegar a R$ 10.263,00 para pequenas e médias empresas e a formação mais comum entre pessoas que ocupam este cargo é de Comunicação Social.

Já em uma publicação da VEJA, o salário estimado para um CEO em grandes empresas é entre R$ 44 mil e R$ 102 mil, além do bônus anual.

Dicas para você que quer ser um CEO

Se você quer ser um CEO, como Steve Jobs, o primeiro passo é ter consciência de que você vai precisar de muita energia e conhecimento. Além disso, outras dicas são:

  • Autoconhecimento – tenha consciência dos seus talentos e dos pontos de melhoria. O maior erro que você pode cometer é se enganar, achando que você é bom em tudo, quando ninguém é bom em tudo você precisa se aperfeiçoar, melhorar aquilo que você identifica como seus pontos de melhoria.
  • Visão holística – é necessário que você, como CEO, consiga ter uma visão da empresa como um todo, para que, desta forma, consiga traçar as melhores estratégias.
  • Network – esteja sempre próximo de pessoas que sabem mais do que você, que realmente te inspiram. Isso é essencial para melhorar a cada dia.
  • Comunicação – tenha uma comunicação assertiva, objetiva e clara com o seu time, pois a maioria dos problemas ocorrem por falha ou falta de comunicação. Vale ressaltar que a comunicação deve ser de duas vias, é necessário tanto saber falar quanto saber ouvir.
  • Confiança – para um CEO ter sucesso, é importante que a sua equipe tenha realmente admiração e confiança na sua capacidade e no seu potencial, pois assim o time irá acreditar que aquela estratégia que você definiu é a melhor, e a execução deles será ainda melhor.

3 livros para te ajudar a entender CEO

Selecionamos os melhores livros de CEO para te ajudar a entender mais sobre o mundo dos empreendedores e enriquecer o seu conhecimento sobre o conteúdo.

Existem várias técnicas, já vistas anteriormente neste artigo, que são super eficientes e se aplicadas com disciplina, te levará a outro patamar.

No entanto, separamos essa lista para você que busca diversas técnicas e estratégias para se tornar o melhor na sua área de trabalho.

1. Manual do CEO 

Este livro é ideal para quem procura um guia definitivo de boas práticas para ir além de seus desafios e se tornar um CEO de qualidade, do nível tático ao estratégico.

O “Manual do CEO” de Josh Kaufman, é uma leitura clara, objetiva e sistemática para você que almeja alcançar o sucesso e bater metas, até alcançar seus objetivos.

2.  Manual do CEO Moderno 

“O Manual de CEO Moderno” de Damrong Pinkoon é para você que procura uma metodologia estruturada e bem didática. Nele, o autor explora uma administração estratégica e eficaz de se aplicar, a fim de trazer grandes resultados para empresas modernas.

3. How To Think Like A CEO 

Aprenda a pensar como um CEO de sucesso e comande seus projetos com maestria e disciplina, para se tornar um gigante na sua área.

How To Think Like a CEO” de Debra A. Benton explora 22 características necessárias que um grande CEO precisa ter para liderar uma empresa com eficiência. Chegue ao topo de forma rápida e solucione os maiores problemas.

Se prepare!

Uma jornada é iniciada após o primeiro passo, então, não espere a condição idealizada para dar o pontapé inicial, comece a se qualificar hoje, para que, quando a oportunidade bater na sua porta, você esteja preparado.

Com a formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo; identificar oportunidades e chances de melhoria; definir propostas de valor para seu negócio; utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Nos ajude a espalhar essa matéria entre seus amigos e grupos em que você participa.

Comentários no Facebook